Projeto viabiliza ida de estudantes ao Estádio do Café
Alunos da rede municipal de ensino serão beneficiados com a ação que resulta da parceria entre Secretaria Municipal de Educação, Londrina Esporte Clube e Viação Garcia
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Londrina Esporte Clube, lançou na tarde desta quinta-feira (16), o projeto Crianças no Estádio, que visa aproximar os estudantes da rede municipal de ensino do time da cidade. O projeto é viabilizado por meio de uma parceria entre Município, Londrina Esporte Clube e Viação Garcia.
O projeto levará os alunos da rede municipal ao Estádio do Café e outras dependências do clube, como o museu oficial do Londrina e o centro de treinamento, com transporte e lanche cedidos por patrocinadores. Além disso, haverá a visita de jogadores e do mascote nas escolas. Cerca de 150 crianças, dos quartos e quintos anos, do ensino municipal fundamental farão as visitas. Em algumas escolas menores, os estudantes do terceiro ano também vão participar.
De acordo com a assessora do apoio pedagógico de Educação Física, Priscila Silva de Oliveira, a escolha desta faixa etária se dá pelo fato de que nessa idade começa a se ampliar o uso do esporte como conteúdo estruturante. “A ideia é de que os educadores relacionem tudo que as crianças vejam nas visitas como componentes educacionais, para que o esporte passe a fazer parte da vida da criança”, relatou.
Segundo a secretaria de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o projeto propicia à criança um jeito diferente de aprender. “O futebol já está e continuará no conteúdo básico das crianças, mas ter esse processo de aprendizagem, literalmente, dentro do campo, é diferente, tem toda a magia que o estádio proporciona. Sem contar que as crianças vão todas juntas, em amigos, ver o esporte de um jeito diferente do que eles estão habituados na televisão. É muito legal, vai trazer um ganho enorme para as crianças. Estamos muito animados e ansiosos”, destacou.
Para o presidente do Londrina, Claudio Canuto, projetos como esse são importantes para a formação de futuros torcedores do futebol londrinense. “O Londrina vem formando parcerias, desde quando assumimos, para despertar o interesse pelo time nas crianças. A principal foi a parceria que fizemos com o município para ter o VGD (Estádio Vitorino Gonçalves Dias) de volta. Lá temos 230 crianças na escolinha oficial do LEC. Além disso, pouquíssimas pessoas têm a oportunidade de ir ao Estádio na cadeira cativa, com ônibus bom e com direito a lanche, isso mostra que, de fato, nos importamos com as crianças da cidade, e nos preocupamos para que venham a ser futuros torcedores do clube”, declarou.
Os primeiros – Quatro escolas já foram comunicadas sobre as visitas ao Estádio do Café. Nesta sexta-feira (17), os alunos da Escola Municipal América Sabino Coimbra irão assistir o jogo entre Londrina e Paysandu, válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A Escola Municipal David Dequech, Escola Municipal Elias Kauam e Escola Municipal Osvaldo Cruz irão aos próximos três jogos aqui em Londrina. O sorteio das próximas visitas se dará após o clube liberar o cronograma do centro de treinamento e do museu.
A Secretaria Municipal de Educação tem a intenção de levar todas as unidades escolares do município em, ao menos, um local relacionado à equipe do Londrina. A escolha das mesmas será por meio de sorteio, e os centros educacionais serão notificados da possibilidade da visita. A secretária de Educação enfatizou que as escolas estão avaliando muito bem o projeto. “Quando entramos em contato com as escolas, as pedagogas nem esperam a gente apresentar toda a proposta e já aceitam. Estão gostando muito da ideia”, frisou Maria Tereza.
Alguns alunos serão escolhidos também para entrar em campo com os jogadores, junto com um projeto da equipe chamado “Torcida Tubarão Mirim”, que existe desde o começo do ano, e consiste na oportunidade de crianças de até 12 anos entrarem em campo com os jogadores, para que se transmita esse gosto de torcer pelo Londrina desde a infância.
Estavam presentes na coletiva de apresentação do projeto, o presidente do Londrina Esporte Clube, Cláudio Canuto; a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e representantes da Viação Garcia.
Fonte: Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina
Fotos: Vivian Honorato