Destaques

Outubro Rosa – Histórico

O Movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos onde algumas ações isoladas eram realizadas para incentivar a realização da mamografia. Posteriormente, o Congresso Americano aprovou uma lei instituindo outubro como o mês nacional de prevenção do câncer de mama. Mas foi a Fundação Susan G. Komen for the Cureque lançou o laçorosa, o qual foi usado pelos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizadaem Nova York em 1990.

Depois destas iniciativas com grande repercussão nos Estados Unidos, o Outubro Rosa seguiu sensibilizando pessoas, autoridades, empresas e órgãos públicos em todo mundo, sempre enfatizando a importância do diagnóstico precoce. Além da distribuição de laços rosa, a iniciativa de iluminar prédios públicos e monumentos históricos também foi uma estratégia que ampliou a divulgação desta importante campanha de conscientização das mulheres.

No Brasil, a primeira manifestação pública do Outubro Rosa ocorreu em 2002 quando, um grupo de voluntárias conseguiu convencer as autoridades de São Paulo a iluminar o Obelisco do Ibirapuera, com o apoio de uma indústria européia de cosméticos.

Em Londrina, o Movimento Outubro Rosa teve início em 2009, iniciativa das Amigas do Peito, um pequeno grupo de mulheres com câncer de mama que teve o apoio de voluntárias e profissionais do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Além da entrega de laços cor de rosa, elas também usaram os veículos de comunicação como Emissoras de TV, Rádio e Jornais para promover a conscientização das mulheres.

Em 2011, o Movimento Outubro Rosa ganhou mais força ao se associar aos Nós do Poder Rosa, uma Ong que engloba 26 entidades de mulheres e visa combater a violência contra a mulher. Neste mesmo ano, outras parcerias com a UEL, Unifil, Unopar, UniNorte e Pitágoras; e também com médicos mastologistas, Igrejas Católicas e Evangélicas, Unimed, ACIL, Clubes de Serviço, Laboratórios de imagens e análises clínicas, Associação de propaganda e marketing, jornais de Londrina, Folha de Londrina e Folha Norte, Sindicato dos Corretores de Imóveis de Londrina, Sindicato do Vestuário de Londrina, Fetraccovest-Pr, Conaccovest e Sind Serv realizaram em parceria palestras nas indústrias do vestuário de Londrina e região, enquanto o Sintracom realizou palestras aos trabalhadores na Indústria da Construção Civil. Neste mesmo ano, chegaram para fortalecer o Outubro Rosa: Câmara Municipal, local onde foi realizada a abertura das atividades de Outubro Rosa e Hospital do Câncer, onde foi realizada o encerramento do Outubro Rosa. A Viação Garcia, também aderiu à causa e colocou dois ônibus rosa para percorrer as principais linhas da Garcia.

É nesta somatória de esforços que o Outubro Rosa tem ampliado as suas atividades em Londrina e região. A todos, os nossos agradecimentos.

Fonte: outubrorosa.hcl.org.br

Mais acessados

O Portal da Cidade de Londrina.

Copyright © 2015 Cidade de Londrina. Desenvolvido por WebLondrina.

Topo