Eventos

Animais do projeto “Amor em Pelo” visitam servidores municipais

Cães, que atuam na interação com idosos institucionalizados, estarão na prefeitura, para que os funcionários conheçam a inciativa na prática

O projeto “Amor em Pelo”, da Secretaria Municipal do Idoso, em parceria com a ONG SOS Vida Animal, que leva cães a Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), irá apresentar, na prática, um pouco do trabalho realizado aos servidores municipais. Para isso, será realizada uma visita nesta quinta-feira (4), às 12 horas, na sede administrativa da Prefeitura de Londrina.

A ação é uma comemoração aos dois anos do projeto, lançado em 2016, e faz parte da programação do Mês da Pessoa Idosa. No projeto, voluntários cedem seus cachorros para visitar e participar de atividades e exercícios com idosos institucionalizados, monitorados por profissionais como psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que trabalham nestes espaços.

A psicóloga e idealizadora do projeto, Renata Graner, informou que a ideia é levar seis cães à Prefeitura, os quais passarão pelos diversos setores da administração. “Além de poder conhecer e brincar com os animais, vamos falar um pouco sobre o projeto. Quisemos proporcionar este momento porque objetivamos que os servidores conheçam a iniciativa na prática e percebam a sensação de alegria e bem-estar que os idosos sentem quando estão em contato com os cachorros”, enfatizou.

Atualmente, as visitas aos idosos das ILPIs acontecem uma vez por semana em duas instituições: Lar das Vovós e Vovôs (Gilda Marconi) e Lar Maria Tereza Vieira. Em cada visita participam aproximadamente 100 pessoas. Antes de atuarem no projeto, os cães passam por uma avaliação veterinária, que observa se o animal está dentro do perfil adequado para conviver com os idosos e também as condições sanitárias são adequadas, incluindo as vacinas que devem estar em dia. Atualmente, 30 voluntários estão cadastrados no projeto.

Segundo a psicóloga, a ideia da iniciativa é baseada na Terapia Assistida por Animais, na qual as abordagens terapêuticas têm como diferencial o uso de cães como co-terapeutas. “Isto traz benefícios sociais, psicológicos, físicos e pedagógicos, também proporciona a melhora da sociabilidade e da mobilidade dos idosos, além de amenizar a depressão. O amor incondicional que há nessa relação entre animais e ser humano proporciona muitas alegrias às pessoas e torna os ambientes mais humanizados”, afirmou.

A equipe da Secretaria Municipal do Idoso e também as equipes das Instituições de Longa Permanência para Idosos, têm feito uma excelente avaliação do Projeto, pois o resultado tem surpreendido a todos, tanto no que diz respeito ao envolvimento dos voluntários, quanto na resposta positiva dos idosos. Segundo a assistente social do Lar Gilda Marconi, Marta Rosa, os idosos têm demonstrado, por meio de suas falas e em seus gestos, o quanto gostam deste contato com os animais e estão apresentando, inclusive, progressos na saúde física e mental.

Cadastros – Pessoas interessadas em levar seus cães para atuarem na iniciativa devem entrar em contato com a veterinária da ONG SOS Vida Animal, Cristina Tanaka, pelo celular (43) 99994-0726. Os cães devem ser dóceis e precisam estar com as vacinas em dia. No dia da visita, o transporte do animal até o local é de responsabilidade do guardião, bem como da higiene do cachorro, antes da visita. Dúvidas e informações sobre o “Amor em Pelo” podem ser obtidas no e-mail idoso.especial@londrina.pr.gov.br e telefone (43) 3372-4187-4502.

Foto: Amor em Pelo
Fonte: Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Mais acessados

O Portal da Cidade de Londrina.

Copyright © 2015 Cidade de Londrina. Desenvolvido por WebLondrina.

Topo